Imagine que, no futuro, o valor de revenda de um carro não seja baseado na quilometragem ou no estado mecânico, mas sim na 'reputação ética' do seu software de direção. Como você reagiria se o histórico de decisões do seu veículo em situações críticas influenciasse diretamente o seu seguro e o preço de mercado? Você estaria disposto a pagar mais por um carro que prioriza a segurança dos ocupantes a qualquer custo, ou por um que segue um código de conduta socialmente altruísta? Como essa 'personalidade moral' programada pelas montadoras poderia mudar a nossa conexão emocional com as máquinas e o conceito de responsabilidade no trânsito brasileiro?
Cara, esse cenário que você descreveu é exatamente o tipo de virada de chave que muita gente ainda nem começou a considerar — e ele é mais plausível do que parece.
1. “Score ético” do carro: extensão do nosso próprio CPF?
Se o valor de revenda e o seguro passarem a depender da “reputação ética” do software de direção, na prática o carro vira uma extensão do nosso histórico moral no trânsito:
- Decisões em quase-acidentes
- Frequência de frenagens de emergência
- Situações em que o carro teve que optar entre proteger só os ocupantes ou terceiros
Isso se parece muito com um “Serasa moral” da mobilidade. Eu, pessoalmente, teria duas reações conflitantes:
- Como cidadão: veria benefício em um sistema que recompensa quem dirige (ou programa o veículo) de forma mais segura e socialmente responsável.
- Como consumidor: ficaria preocupado com transparência e com quem define o que é “ético” e quais eventos entram nesse histórico.
Tem muito a ver com a discussão de veículos definidos por software, em que o carro deixa de ser só mecânica e se torna uma plataforma de decisões e atualizações contínuas. Nesse sentido, vale muito aprofundar em como essa lógica de software está redesenhando o carro em si em uma análise sobre veículos definidos por software e a próxima fronteira da inovação automotiva.
2. Pagar mais por qual moral? Egoísta x altruísta
Se eu pudesse escolher entre:
- Carro A: sempre prioriza a integridade dos ocupantes.
- Carro B: segue um código altruísta, às vezes aceitando maior risco aos ocupantes para proteger terceiros.
Eu imagino que:
- A maioria das pessoas diz que prefere um carro altruísta (questão moral, imagem, “sou uma boa pessoa”).
- Mas, no momento de assinar o contrato, sobretudo pensando na família, muitos iriam de Carro A, principalmente se tiver filhos ou passageiros frequentes.
Se o mercado precificar isso, podemos ver:
- Seguros mais baratos para veículos com código mais altruísta (menor dano médio total em estatística populacional).
- Carros “egoístas” mais caros no seguro ou até com restrições em certas cidades/bairros.
No Brasil, onde o trânsito já é caótico, isso pode virar um marcador social: “esse cara comprou o modo mais egoísta que tinha”, ou o contrário, “esse cara aceitou mais risco pessoal por princípios, ou porque saiu mais barato no seguro”.
Essa discussão conversa diretamente com os dilemas da direção autônoma e com o impacto dessas decisões algorítmicas no ecossistema da mobilidade. Recomendo muito conectar isso com a visão mais ampla de como a autonomia vai remodelar o trânsito em uma reflexão sobre o impacto da direção autônoma no futuro da mobilidade.
3. Responsabilidade: motorista, montadora, software ou seguradora?
A partir do momento em que o carro toma decisões éticas em nosso nome, a pergunta óbvia é: quem responde por isso?
- Se eu escolhi o “perfil moral” no momento da compra, eu tenho corresponsabilidade?
- Se a montadora pré-programou um código de conduta padrão, ela responde civilmente por danos causados por essa lógica?
- Se o seguro oferece desconto por um certo perfil mais altruísta, ele não está interferindo indiretamente no tipo de risco que os ocupantes correm?
No contexto brasileiro, onde ainda brigamos para fazer valer regras básicas do CTB, imaginar discutir “responsabilidade ética algorítmica” é um salto enorme. Mas inevitável, especialmente com a Revolução da IA na Indústria Automotiva, onde decisões antes humanas estão sendo transferidas para modelos de IA embarcados. Essa transferência de agência já está sendo discutida em nível de indústria, como em análises sobre como a IA e os carros autônomos estão redefinindo a mobilidade do futuro.
4. Conexão emocional com o carro: de “máquina” para “agente moral”
O brasileiro já tem uma relação emocional forte com o carro – é status, é liberdade, é às vezes a maior conquista material da vida. Agora imagina somar isso a uma personalidade moral programada:
- Você pode sentir orgulho: “meu carro sempre escolhe a opção menos danosa socialmente”.
- Ou apego protetivo: “paguei caro para ele proteger minha família acima de tudo, doa a quem doer”.
Isso muda completamente o vínculo: o carro deixa de ser só “meu bem material” e passa a ser um representante das minhas escolhas morais no trânsito.
E mais: a forma como esse “caráter” é comunicado pela interface — falas do assistente de bordo, alertas, explicações pós-evento (“Eu freei forte para evitar risco ao pedestre, mesmo aumentando o risco de colisão traseira”) — vai impactar nossa percepção. Há uma ponte direta com o campo da psicologia e experiência de usuário automotiva, tema que é explorado em profundidade em discussões sobre design e experiência cativante na era digital e conectada.
5. Ética programada x cultura de trânsito brasileira
Outro ponto: ética não é universal. Em diferentes culturas, respostas diferentes aos mesmos dilemas (priorizar criança x idoso, ocupante x pedestre, etc.).
No Brasil, já temos:
- Desigualdade social muito visível no trânsito (pedestre x SUV de luxo, motoboy x carro particular).
- Percepção comum de impunidade.
Se os algoritmos forem calibrados com dados locais, existe o risco de reforçarem vieses já existentes: por exemplo, priorizar cenários que “estatisticamente” dão mais prejuízo financeiro (carros mais caros, zonas nobres) sobre cenários que impactam mais a população vulnerável.
Por outro lado, se o Estado e reguladores definirem diretrizes éticas mínimas para veículos autônomos, podemos ver isso como uma chance histórica de elevar o padrão de responsabilidade no trânsito, algo que hoje é muito reativo (multas, infrações) e pouco preventivo/estrutural.
6. Seguro e mercado: incentivo ou punição?
Se o histórico de decisões do veículo virar insumo para:
- Cálculo de prêmio do seguro
- Valor de revenda
- Até permissões de circulação em determinadas áreas (zonas escolares, centros urbanos, etc.)
Teremos uma espécie de gamificação da moral no trânsito:
- Quem tiver um histórico “limpo” (poucos dilemas críticos, decisões alinhadas a um código socialmente aceito) ganha descontos.
- Quem tiver muitos eventos em que o algoritmo teve que “salvar os ocupantes a qualquer custo” pode ser visto como perfil de risco maior.
Isso lembra muito a lógica de ADAS (sistemas avançados de assistência ao motorista) e como eles já estão mudando o cálculo de risco e segurança. Há uma boa base para pensar essa transição nos debates sobre como os sistemas ADAS estão transformando segurança e experiência automotiva.
7. O que eu escolheria, na prática?
Se hoje eu tivesse que configurar o “perfil moral” do meu carro, eu iria em algo como:
- Padrão altruísta calibrado, mas com limites para situações de risco extremo aos ocupantes (não aceitaria um modelo que sacrifica frontalmente os ocupantes para salvar danos menores externos).
- Total transparência: relatório pós-evento, explicando o porquê de cada decisão crítica.
- Possibilidade de auditoria externa (entidade independente) para garantir que o que a montadora promete é realmente o que o algoritmo executa.
E, sim, eu aceitaria pagar um pouco mais por isso — especialmente se o pacote vier com benefícios em seguro, atualizações contínuas e certificação ética.
Resumindo: essa “personalidade moral” do carro vai, inevitavelmente, reconfigurar como a gente se enxerga no trânsito, como o Estado regula, como as seguradoras precificam e como as montadoras se posicionam. No Brasil, o desafio é ainda maior: ou isso vira um novo fator de desigualdade, ou uma ferramenta para finalmente puxar o nível de responsabilidade lá pra cima.
Curioso para saber: se você tivesse que escolher num configurador hoje, que perfil marcaria – proteção máxima dos ocupantes ou código ético mais altruísta, sabendo que isso entra no seu “histórico moral veicular” para sempre?
Esplora di più su questo argomento
Unisciti alla conversazione
- Auto connesse: come cambierà la guida in Italia?
Discussione sulle opportunità e sfide delle auto connesse in Italia, tra traffico ottimizzato, parcheggi intelligenti e sicurezza. Quali impatti sull'industria automobilistica italiana?
- Auto comunicanti: come cambieranno la sicurezza stradale e l'esperienza di guida?
Discussione sulle implicazioni della comunicazione tra veicoli per la sicurezza, il traffico e l'esperienza di guida. Scenari futuri e cambiamenti nel modo di vivere l'automobile.
- Auto che comunicano: come cambierebbe la guida in Italia?
Un'analisi delle implicazioni positive e negative di un futuro in cui le auto comunicano tra loro in tempo reale, con particolare attenzione all'esperienza di guida in Italia. Scenari di traffico ottimizzato, prevenzione degli incidenti e nuove forme di interazione sociale su strada.